"Quero dizer uma coisa a você. Mesmo se alguém lhe disse: fuja, desista! Deve responder-lhe; jamais! Viva jovial e corretamente cada dia, sempre. " (Daisaku Ikeda)

domingo, 13 de junho de 2010

Budismo é vitória


A vida é cheia de batalhas. Os indivíduos, as famílias e até mesmo as empresas enfrentam várias dessas batalhas. A tarefa de criar e cuidar dos filhos também é uma luta enorme. E nossos esforços para manter a boa saúde e desfrutar longevidade implica por sua vez uma batalha incessante.

O Sol brilha, as nuvens se formam, sopra o vento e os rios correm. Todas essas atividades fazem parte das dinâmicas operações do mundo natural, que está ligado ao Universo inteiro. Em outras palavras, todos os fenômenos surgem de uma dinâmica batalha.

Foi por isso que Daishonin declarou que o budismo é uma batalha para ser vitorioso. Devemos vencer para conquistarmos a felicidade, revelarmos nosso estado de Buda, obtermos a iluminação nesta existência e concretizarmos o Kossen-rufu.
Quando Shijo Kingo recebeu essa carta de Daishonin, estava prestes a conseguir um grande avanço após um longo período de amargas batalhas. Ele havia inicialmente perdido os favores de seu lorde Ema por causa de sua fé nos ensinamentos de Daishonin. Os outros empregados que trabalhavam com ele também o caluniaram para o lorde, e ele consequentemente chegou a ponto de ter sua propriedade confiscada. Por trás desses acontecimentos, estava a intriga maldosa de Ryokan, do templo Gokuraku [sacerdote da escola Preceitos-Verdadeira Palavra] e outros que sentiam hostilidade por Daishonin. Apesar de todas essas dificuldades, Shijo Kingo não desistiu. Continuou a buscar orientação com Daishonin e a manter firmemente a fé. Ele posteriormente reconquistou a confiança do lorde e chegou até mesmo a receber uma propriedade maior.

Por que Shijo Kingo conseguiu conquistar o triunfo? No início desta carta, Daishonin observa que seu discípulo havia sido atacado pelos poderosos inimigos, mas que ele havia conseguido sobreviver devido “a sua prudência e coragem costumeiras e também à firme fé no Sutra de Lótus” (WND-1, pág. 1.000). Em outras palavras, os ingredientes essenciais para a vitória são a vigilância constante, a coragem e a forte fé — naturalmente a forte fé é o mais importante de todos.

Com a prática da recitação do Daimoku, conseguimos remover a covardia, a negligência e a arrogância de nosso coração. Conseguimos avançar com uma coragem invencível — o tipo de coragem que se recusa a ser derrotada por algum obstáculo — ou que arde com fervor ainda mais forte quanto maiores forem as dificuldades que enfrentarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário